HIDROSINERGIA reverbera iniciativa indígena de preservação da caatinga

29/04/2024

HIDROSINERGIA reúne esforços para atrair parceiros e integrar iniciativas da comunidade Truka-Tupan em ações de regeneração da Caatinga e do fortalecimento das comunidades do semiárido

No dia 26 de Março, o HIDROSINERGIA visitou a nação indígena Truká-Tupan, de Paulo Afonso – BA, a fim de articular apoios e parcerias para a implementação das ações de regeneração da Caatinga. A aldeia tem grande compromisso com a proteção do Bioma, contando com mais de 200 hectares preservados, sob a liderança de Maria Erineide Rodrigues da Silva.

A cacica Erineide, como é mais conhecida na região, tem uma longa história de luta pela demarcação das terras de seu povo e pelo trabalho com o meio ambiente. Em 2023, foi premiada com a Honra ao Mérito Ambiental pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente (CMMA) e a Universidade do Estado da Bahia (UNEB), pelas boas práticas na convivência com o Semiárido.

Um de seus feitos foi a implantação da fabricação de tijolos ecológicos, produzidos a partir de resíduos gerados pela construção, permitindo reaproveitamento de grande parte destes materiais, permitindo o encaixe entre peças, que podem ser executadas com pouca ou nenhuma argamassa. A iniciativa permitiu que sua tribo pudesse desenhar e construir suas habitações de acordo com suas tradições e necessidades, respeitando o meio ambiente, sem queimar, nem desmatar.

A visita à nação Truká-Tupan fez parte da ida da nossa equipe a alguns municípios da Bahia para fortalecer a implementação do Eixo do Hidrosinergia de Economia Circular, regeneração da Caatinga e e do Rio São Francisco.